Central de atendimento: (42) 3522-2794 (42) 99937-8377
05/09/2026

CAMPANHA SALARIAL: Funcionários da Caixa decidem pela greve; no Banco do Brasil, impasse será discutido terça, dia 8


Neste sábado (5), a Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB-PR) e seus dez sindicatos filiados realizaram assembleias gerais extraordinárias, por meio virtual, e foram realizadas das 9h às 17 horas.

Na assembleia, o funcionalismo da Caixa Econômica Federal no Estado do Paraná decidiu pela deflagração de greve por tempo indeterminado, a partir do dia 10 de setembro (quinta-feira). Foram 596 votos “sim” pela greve, contra 58 votos “não” e 19 abstenções.

Já os bancários do Banco do Brasil decidiram por maioria nas bases dos 10 sindicatos filiados à Federação (FEEB-PR), pela greve, com 205 votos, enquanto 164 votaram pela retomada das negociações entre o movimento sindical e a direção do Banco, mas sem greve. A abstenções somaram 10 votos.

O presidente da Federação e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, informa que, devido à votação no Banco do Brasil ter apresentado números bastante apertados, inclusive com resultados em grandes centros pela não deflagração de greve e pela reabertura das negociações, na próxima terça-feira, dia 8, “vamos realizar reunião do conselho consultivo e de representantes da Federação, para decidir os próximos encaminhamentos no âmbito do Banco do Brasil”.

BANCOS PRIVADOS
Nos bancos privados, em assembleia por meio virtual, realizada quinta e sexta-feiras (3 e 4), os bancários das bases dos dez sindicatos filiados à FEEB-PR decidiram aceitar a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Os sindicatos filiados à Federação no Paraná são os de Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, União da Vitória, Goioerê, Cianorte, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Pato Branco e Telêmaco Borba.

Vale lembrar que a última proposta da Fenaban, apresentada semana passada, prevê reajuste salarial de 100% do INPC mais 0,6% de ganho real em 2026 e a repetição da fórmula em 2027, com reposição integral da inflação acrescida de 0,6%. O reajuste alcança salários, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche/babá e Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O índice definitivo de 2026 será conhecido após a divulgação do INPC referente à data-base da categoria.