Acordo Coletivo de Trabalho do Santander assinado e direitos garantidos

28/09/2022
/
162 Visualizações


O Acordo Aditivo Santander e o Programa de Participação nos Resultados Santander, foram assinados nesta terça-feira (27), na sede do banco, em São Paulo. O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, esteve presente no momento da assinatura do documento.

Este aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho foi aprovado por ampla maioria (98%) dos bancários do Santander, em votação realizada no dia 21 de setembro.

A Vice Presidente Executiva de Pessoas e Ouvidora do Santander, Elita Ariaz, esteve presente representando o Banco. Na sala, estavam presentes Fernanda Manduca, Fabiana Ribeiro e Israel Lobo Coêlho, (secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Maringá), representando a FEEB/PR e seus sindicatos filiados.

A assinatura do acordo é a celebração de um longo processo de debate e construção que resultou no instrumento. Representa também a maturidade das partes para a construção de consensos. Importante que os trabalhadores se apropriem do acordo que traz avanços importantes.

Confira abaixo as principais conquistas do acordo:


Extensão do período de amamentação de nove para 12 meses, podendo ser usufruído pelo pai ou pela mãe;
Manutenção do pagamento de PLR e Programa Próprio sem compensação de um pelo outro, como pretendia o banco;
Inclusão de uma cláusula de repúdio à violência contra a mulher onde o banco se compromete em apoiar as bancárias vítimas de violência;
Termo de relações laborais para prevenir e coibir o assédio moral e sexual;
Reajuste do valor das bolsas de graduação e pós graduação pelo INPC em 2023 e 2024;
Validade do acordo 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2
PPRS reajustado em 2022 em 8% que será pago em Fevereiro de 2023 em parcela única no valor de R$ 3.355,73;
Para 2024, será pago o valor reajustado pelo INPC do período, mais 0,5%;
Estão mantidas as faixas de renda do PPRS – o banco queria subir de 13% para 16%; de 13% a 23% para 16% a 26%; e acima de 23% para 26%. 
(Fonte: Contec com Feeb/PR)

Fernanda Manduca, Dr. Lourenço Prado, Dra. Elita Ariaz (vice presidente executiva de pessoas e ouvidoria), Fabiana Ribeiro e Israel Lobo Coêlho (secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Maringá), representando a FEEB/PR e demais sindicatos.

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS