Bancários do Banpará conquistam reajuste médio de 25%

24/08/2022
/
603 Visualizações

Com 98% dos votos, trabalhadores do Banpará aprovam novo Acordo Coletivo de Trabalho

Os bancários e bancárias do Banpará são os primeiros a conquistar um novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) na Campanha Nacional 2022. A categoria ratificou a proposta em assembleia virtual, realizada na sexta-feira (19), por meio do site do Sindicato dos Bancários do Pará. Participaram da votação cerca de 1.900 trabalhadores, 98% deles aprovaram a proposta apresentada pelo banco após várias rodadas de negociações com os representantes dos bancários.

O novo ACT garante promoção excepcional na tabela do plano de cargos e salários (PCS); 20% de reajuste no anuênio; 10,90% do ingresso (dos níveis fundamental, médio e superior); 13% de reajuste no salário nas demais verbas econômicas (como a comissão, se houver esta) que não tenham sido acordadas com outro percentual. Esse conjunto de correções significa um reajuste médio de 25%.

Outro dispositivo aprovado na proposta é que, se o ajuste que sair da mesa com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) for maior, o Banpará aplicará o que for mais vantajoso aos trabalhadores. O tempo de validade do ACT do Banpará, se por um ou dois anos, também dependerá do resultado das negociações com a Fenaban.

“Conquistamos promoção no PCS, o reajuste, o anuênio, o tíquete, tudo em patamar bem razoável e que se traduz em valorização efetiva de cada colega do Banpará. O salário base do nível médio e do superior vai ter 10,90% de reajuste. Para o nível médio, significa um piso de ingresso de 3 mil”, avaliou Vera Paoloni, vice-presidenta do Sindicato e funcionária do Banpará. “Defendemos a proposta apresentada porque sabíamos que atendia aos anseios dos nossos colegas do Banpará, que aprovaram massivamente este que, pelo jeito, será o melhor acordo do país, pela 2ª vez”, completou.

“Mais uma vez conquistamos um grande Acordo Coletivo de Trabalho no Banpará, que continua como uma das melhores ACT’s de toda a categoria bancária em nível nacional, construído com empenho da categoria e muito debate entre as partes”, disse a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira. “Esperamos que esse resultado influencie na mesa da Fenaban, pois ainda precisamos avançar muito na construção da nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, concluiu. (Fonte: Seeb Pará)

Notícias Feeb/PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS