Dirigentes Sindicais debatem com a Fenaban sobre Covid-19

03/02/2021
/
1336 Visualizações

Ontem (2), foi realizada reunião, por videoconferência, da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Em pauta estiveram as medidas para enfrentamento da segunda onda da pandemia da Covid-19. O Paraná participou através do Presidente da Federação dos Bancários do Estado (Feeb-PR), Gladir Basso, do Secretário-Geral João Haroldo e a Diretora Iara Freire, além de representantes dos sindicatos filiados.

O negociador da Fenaban, Adauto Duarte, começou a reunião enaltecendo os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos dirigentes sindicais para enfrentamento da pandemia, especialmente pelos dirigentes do Estado do Amazonas, onde o surto encontra-se fora de controle, destacando a participação do setor bancário no auxílio à população.

Adauto observou que, enquanto na primeira onda de Covid-19 houve 60 mortes por dia no Estado do Amazonas; na última segunda-feira (1°), ocorreram 150 mortes e na sexta-feira passada (29/01) faleceram 240 pessoas. Alertou que aumentou a velocidade de contágio, bem como a letalidade dos casos, exigindo a triplicação da estrutura necessária para atendimento, registrando que as proteções têm sido insuficientes para a letalidade da covid-19.

Adauto ressaltou a importância dos cuidados pessoais que todos devemos tomar, como manter distanciamento de dois metros com outras pessoas, além do uso frequente de máscaras e álcool em gel, pois, do contrário poderemos ter que enfrentar o agravamento da crise que hoje afeta o Amazonas.

Os dirigentes sindicais salientaram que muitos dos bancários que sobreviveram à doença ainda não superaram as sequelas deixadas pela covid-19 e pediram a suspensão da cobrança de metas, bem como que, no Estado do Amazonas, os atendimentos ao público não ultrapassem 5 horas diárias, com vistas a evitar o agravamento dos riscos. O Sr. Adauto informou que não é possível suspender a cobrança de metas, alegando dificuldades enfrentadas pelos bancos que enfrentam concorrência muito forte de outras entidades, sobretudo das Fintech.

Gladir Basso também requereu ao representante da Fenaban para que todos os bancos, e, em especial os gestores de agências sejam orientados a cumprir protocolo padrão quando algum funcionário de sua unidade for diagnosticado com o Covid-19. Gladir alerta que diversos gestores mal orientados têm se negado a tomar medidas necessárias para evitar a proliferação do vírus, como fechar temporariamente a agência, realizar a desinfecção geral do local e encaminhar os demais empregados que tiveram contato com a pessoa infectada para realizar exames. Nesses casos, alertou Gladir que os sindicatos dos bancários vão tomar providências.

As partes concordaram em agendar novas reuniões para os próximos dias a fim de continuar o debate para o enfrentamento da crise sanitária. A Fenaban também ficou de agendar na sequencia reunião para tratar do anexo 3.


COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS