A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o Itaú Unibanco a se tornar autoprodutor de energia por meio da implantação de termelétrica próximo ao centro empresarial do banco, na capital do estado de São Paulo. O despacho foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 21 de outubro. (Por Thiago Fabbri) - foto Paulinho Costa feebpr - A UTE Itaú – Torre Jabaquara vai contar com uma capacidade instalada de 10 MW dividida em cinco unidades geradoras e deve passar a utilizar óleo diesel como fonte de combustível.
UsibanJá a Açúcar e Álcool Bandeirantes recebeu o aval da Aneel para explorar a UTE Usiban, de 8,2 MW de potência, sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE).
A usina fica localizada no município de Bandeirantes, estado do Paraná, e utiliza o açúcar e álcool como fontes de combustíveis primárias para efetuar a geração de energia, segundo a nota técnica publicada pela autarquia.
A termelétrica iniciou operação em 1950 e passou todos esses anos operando de forma irregular (sem autorização), o que causou um termo de notificação vindo da agência reguladora.
Devido à falta de documentação, em 9 de maio de 2025, a empresa solicitou a autorização para implantar e explorar a termelétrica, mas não entregou a certidão do FGTS, o que levou à negativa do requerimento.
Em 7 de outubro de 2025, a Usiban protocolou a certidão do FGTS juntamente com as demais certidões de regularidade fiscal atualizadas. O documento foi aprovado pela autarquia, mas com a ressalva de que “a regularização da outorga autorizativa não tem o condão de livrar a interessada de responder por atos pretéritos à sua emissão, devido a operação irregular da usina”. (Fonte: Mega Whalt uol)
Notícias FEEB PR