CAMPANHA SALARIAL: - Encontro do Sul dos bancários define por INPC até 12% de ganho real para este ano

28/04/2022
/
689 Visualizações

Iniciado dia 26 (terça) e encerrado ontem (27), no final da tarde, de forma virtual, o Encontro de Dirigentes Bancários do Sul, que reuniu participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, definiu a minuta de reivindicações que será encaminhada para o Encontro Nacional, que a Contec (Confederação Nacional dos Bancários) realizará dia 10 de maio, de forma on-line.

Em relação aos salários, o Encontro do Sul decidiu pelo reajuste dos salários com base no INPC do período (setembro/2021 a agosto/2022) mais 5% de aumento real. Já para o tíquetes refeição, 13ª cesta alimentação e auxílio babá, a reivindicação é de reajuste pelo INPC mais 12% de ganho real.

Outra reivindicação do Encontro do Sul foi pela manutenção das portas giratórias de segurança nos bancos, mesmo nas unidades que serão transformadas em escritórios de negócios.

“Também definimos pela manutenção dos atuais acordos vigentes e por avanços importantes em todas as áreas, como econômica e social”, informa o presidente da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR), Gladir Basso, que foi um dos coordenadores do Encontro do Sul.

Ainda de acordo com Gladir Basso, durante o evento, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho: da Fenaban (bancos privados), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. “As reivindicações que definimos serão sistematizadas dia 6 de maio com as minutas dos outros estados e regiões do País. E dia 10 de maio serão unificadas no Encontro Nacional da Contec”, detalhou Gladir.


Glaldir concluiu afirmando que ¨é de fundamental importância, o fortalecimento e a  capacitação  das entidades sindicais, para a campanha salarial 2022. Nesse sentido, trabalhamos nesses dois dias de encontro, através de palestras, debates e reflexões, na  pauta de reivindicações dos bancários, para que tenhamos  uma plataforma de luta, que mobilize toda a categoria. Mesmo com lucros recorde e exorbitantes apresentados pelos bancos, os trabalhadores  têm demonstrado cada vez mais exaustão mediante as ameaças e retrocessos desferidos pelos banqueiros e pelo  governo e suas reformas.  Precisamos estar preparados para uma difícil campanha”.

O Encontro de Dirigentes Bancários do Sul foi organizado pelas Federações dos Bancários do Paraná (Feeb-PR) e de Santa Catarina (Feeb-SC) e pela Delegacia da Contec no Rio Grande do Sul, com apoio da Confederação.

“Esperamos debater os anseios dos bancários do Sul, assim como de outras regiões do Brasil, para consolidar todas as propostas em uma única pauta, que será elaborada no próximo dia 10 de maio durante o Encontro Nacional de Dirigentes Bancários”, explicou o presidente da Contec, Lourenço Prado, que participou abrindo os trabalhos dos dois dias do Encontro do Sul.

A abertura da programação dos dois dias do Encontro do Sul contou com a participação também dos presidentes das federações do Paraná, Gladir Basso; de Santa Catarina, Armando Machado, além dos representantes da Delegacia da Contec no RS, Régis Tatsch Kilian e Pedro Justino Incert.

PALESTRAS
Além das discussões em torno da minuta de reivindicações, o Encontro do Sul teve também importantes palestras nos dois dias do evento, conforme segue: “A Previdência Pós-reforma, Novas Regras, Impasses Jurídicos e Possíveis Revisões”, a cargo do doutor Matuzalem dos Santos; “Liderar é para poucos. Como se manter atuante no movimento sindical”, a cargo de Ana Paula Guedes;  “Sindicatos e Reformas Trabalhistas: O Caso Brasileiro e Espanhol”, a cargo de Sandro Lunard Nicoladeli.

Sandro Lunard Nicoladeli mestre e doutor em direito, professor da Universidade Federal do Paraná, autor e organizador de artigos e obras jurídicas. advogado trabalhista, consultor de entidades sindicais e membro-consultor da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR. Foi membro técnico da bancada de trabalhadores em três conferências da OIT.

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS