Bancos digitais estão com mais contas novas que os tradicionais

28/07/2022
/
464 Visualizações

O crescimento dos bancos digitais não é novidade para os brasileiros, que antes estavam acostumados com as instituições tradicionais. (Autor Adriane Sacramento)

O crescimento dos bancos digitais não é novidade para os brasileiros, que antes estavam acostumados com as instituições financeiras tradicionais e os serviços mais simples oferecidos por elas.

Para se ter uma ideia de como a digital tem se destacado, um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a Deloitte, mostrou que em 2021 a abertura de contas correntes por canais digitais ultrapassou pela primeira vez as criadas por meios físicos no Brasil.

Os dados, divulgados na semana passada, mostram que por celulares, tablets e computadores, foram mais de 18 milhões de contas abertas, um aumento de 66% em comparação com o ano anterior. Nas agências, esse serviço foi realizado 9,9 milhões de vezes.

Número de transações utilizando aparelhos mobile chega a 67,1 bilhões
No ano passado, 70% das operações bancárias foram digitais. Utilizando aparelhos mobile, o número de transações chega a 67,1 bilhões. Isso representa um crescimento de 28% em relação ao ano de 2020.

Ainda em 2021, 56% das transações foram realizadas por dispositivos móveis. O montante de transações bancárias, incluindo o uso de outros meios, aumentou 15%. A transição para o mobile ganhou força no decorrer da pandemia e trouxe outros efeitos na indústria bancária.

Transações de pagamentos por canais físicos diminuiram 20%
De acordo com o levantamento da Febraban, as transações de pagamentos por canais físicos diminuíram 20%. Já nos canais eletrônicos, a redução foi de 35% entre 2020 e 2021. No total, as agências tiveram no número de transações uma queda de 16% e caixas eletrônicos, de 7%.

Outro número médio que teve aumento foi o de acesso às instituições financeiras pelo celular, indo de 24 vezes ao mês em 2020 para 40 em 2021. O estudo aponta que o cliente médio acessa mais e realiza mais consultas e transações.

Além disso, foi possível observar que o volume de pessoas cadastradas no Pix cresceu 72% na comparação entre o período de 12 meses de março de 2021 e 2022. (Fonte: Seu Crédito Digital)

Notícias Feeb/PR

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS