Acordo com a Caixa prioriza ações de enfrentamento à violência contra a mulher

19/08/2021
/
1040 Visualizações

Parceria faz parte do projeto Salve uma Mulher, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - montagem Paulinho Costa feebpr -

Mulheres dos municípios brasileiros que contam com agências da Caixa Econômica Federal poderão contar com os funcionários da instituição como aliados no enfrentamento à violência. É o que estabelece o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), nesta terça-feira (17), em Brasília (DF).

A parceria integra as ações do projeto Salve uma Mulher e prevê a disponibilização de material informativo sobre os diferentes tipos de violência, atividades de capacitação e campanhas educativas voltadas para os colaboradores das agências. Além disso, também vai abranger políticas públicas que promovam equidade e respeito no ambiente de trabalho.

Na ocasião, a ministra Damares Alves falou sobre o projeto. “O Salve é uma iniciativa que propõe o envolvimento da sociedade civil na proteção das mulheres. Com essa união, quem precisar de ajuda pode correr para uma agência da Caixa. Lá, essa mulher vai contar com um time de profissionais prontos para apoiar, além de dar informações sobre como acionar a rede de proteção. É aqui que entram os canais de denúncia, entre eles, o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher)”, afirmou.

Acesse o Ligue 180
Vítima de violência sexual na infância, a ministra destacou que agora o símbolo do banco também pode representar esperança. “Se eu soubesse, naquela época, que eu podia correr para a porta da Caixa Econômica, que eu tinha outra opção para pedir socorro, isso teria feito toda a diferença. Só quem está vivendo um ciclo de violência sabe a importância de se sentir segura”, acrescentou.

Para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, essa é mais uma parceria importante entre os órgãos. “Isso reforça o papel da Caixa de ser o banco de todos os brasileiros, então estamos totalmente abertos a essa iniciativa. Estamos no Brasil inteiro, são 4,5 mil agências. E quase um milhão de pessoas têm um atendimento digno por causa da agência-barco, que também temos”, observou.

A titular da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH), Cristiane Britto, acredita que a medida irá refletir positivamente no enfrentamento à violência contra a mulher no país. “A nossa expectativa é que as ações contribuam para que juntos possamos formar um verdadeiro exército em favor da vida das mulheres. Vamos juntos transformar o Brasil. Como diz a nossa ministra, é todo mundo cuidando de todo mundo”, afirmou a secretária.

O acordo de cooperação terá a duração de 24 meses, que podem ser prorrogados. A parceria não envolve a transferência de recursos financeiros.

Detalhamento das ações
Entre as iniciativas, a parceria prevê a criação de uma página específica dentro do “Portal Pessoas” (a intranet da Caixa), com o intuito de reunir informações sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, além da realização de campanha interna para promover a cultura do respeito e da equidade no mundo do trabalho.

Também serão realizados webinários, cursos on-line sobre a temática e oficinas de alinhamento para os funcionários mais envolvidos com o acolhimento às empregadas em situação de violência.

Ainda será disponibilizado material educativo para as empregadas da Caixa, com foco nos canais de acolhimento e denúncia em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. (Fonte: UOL)

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br

Notícias Feeb Pr

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS