45% dos brasileiros têm contas em atraso

22/09/2021
/
558 Visualizações

Dívidas atrasadas com cartão de crédito foram citadas por 25% dos entrevistados

Pesquisa Datafolha divulgada na ultima segunda-feira (20) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que 45% dos brasileiros têm alguma dívida ou conta atrasada no momento. Os outros 55% estão com os débitos em dia.

Dívidas atrasadas com cartão de crédito foram citadas por 25% dos entrevistados. Conta de luz em atraso, por 22%. De água, por 16%.

Outras contas incluídas na pesquisa são aluguel ou prestação de imóvel, 11%; gás, 8%; mensalidade de escola ou faculdade, 6%; prestação de automóvel ou motocicleta, também 6%; plano de saúde, 5%.

Por região, a taxa mais alta está no Norte/Centro-Oeste (53%), seguido por Nordeste (48%), Sudeste (42%) e Sul (36%).

O número de brasileiros endividados bateu um novo recorde em agosto, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento mostra que 72,9% das famílias possuem alguma dívida, contra 71,4% em julho – recorde anterior.

Trata-se do maior percentual é o maior desde 2010, quando a entidade inaugurou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.

A CNC estima que 11,89 milhões de famílias chegaram a agosto com algum tipo de dívida.

A proporção de famílias com dívidas está 5,5 pontos percentuais acima de agosto do ano passado e superou em 7,8 pontos o nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

"As fragilidades no mercado de trabalho formal e o avanço no setor informal, com elevado nível de desocupação, e a inflação elevada estão contribuindo para a maior contratação de dívidas pelas famílias. Outros fatores como as taxas de juros ainda relativamente baixas e mudanças do comportamento dos consumidores também vêm influenciando a maior contratação de crédito e, consequentemente, o endividamento no país", destacou a CNC.

Apesar da taxa recorde de endividamento, a CNC destaca que a concessão média de crédito aos consumidores cresceu 19,2% no primeiro semestre deste ano – a maior taxa desde o início de 2013.

Endividamento x inadimplência
Estar endividado não é o mesmo que estar inadimplente. "Ao se comprometer com o pagamento de um valor no futuro, o indivíduo contraiu uma dívida e está endividado. Ele estará inadimplente caso não pague o valor até a data do vencimento da obrigação", lembra a CNC.

A proporção de famílias inadimplentes, ou seja, com dívidas ou contas em atraso, se manteve em 25,6% em agosto. Há 1 ano, era de 26,7%.

Já o percentual daquelas que afirmam que não terão condições de pagar contas e dívidas já atrasadas e que, portanto, permanecerão inadimplentes no próximo mês, caiu para 10,7%, ante 10,9% em julho e 12,1% há 1 ano.

"Mesmo com a inadimplência controlada até o momento, a alta dos juros amplia o risco para o acirramento desses indicadores à frente, num cenário de predomínio de restrições nos orçamentos das famílias, especialmente as de menor renda", avalia a entidade. (Fonte: G1)

Notícias Feeb Pr

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS